Moldes de Letras

Moldes de Letras

Elas podem ser confeccionadas em tecido, com ou sem enchimento, em feltro ou moldes de letras em EVA, que tá até um melhor manuseio no ensino do alfabeto e para montar palavras. Como decoração de eventos, você pode montar o nome da criança ou bebê em festas de aniversário, chá de bebê e até mesmo em festas de adolescentes e adultos, tudo com muita graça e delicadeza.

Se você tiver filhos, netos pequenos, trabalha com costura, em alguma escola ou creche, faz festas de aniversário ou de alguma forma lida com crianças, conheça uma maravilhosa técnica de tornar as relações mais divertidas, o ambiente muito mais bonito de um jeito muito simples.

Para fazer esses trabalhos, é preciso, antes de tudo, possuir os moldes que servirão de base para todo o artesanato. De uma forma muito fácil e com pouco material, você poderá fazer letras belíssimas, usando até mesmo retalhos de sobras de outras costuras. Confira aqui um passo-a-passo de como fazer assim como alguns moldes para você iniciar seus experimentos!

Molde de Letra

 

Quais são os materiais?

  • Retalhos de tecidos estampados e coloridos, preferencialmente de algodão ou feltro.
  • Folhas de EVA
  • Tesoura que possa cortar EVA com precisão, preferencialmente circular
  • Moldes de letras
  • Cola especial
  • Lápis para EVA

Para os Patchworks em EVA, os tecidos são opcionais, pois você poderá comprar folhas coloridas e usá-las, mas, se quiser dar um toque especial de delicadeza, os tecidos podem fazer esse trabalho.

O mais importante em um trabalho de Patchwork com letras é a precisão dos cortes e da montagem, principalmente dos cortes, que definirão as formas e o perfeito acabamento do produto final. Se você não estiver acostumado a trabalhos artesanais, dê preferência a moldes com letras de traços retos, mais simples de desenhar e cortar enquanto adquire habilidades mais avançadas.

Além dos tecidos, você poderá decorar elas com outros materiais. Esse é o momento de deixar a imaginação alcançar as ideias mais altas, podendo usar pedras, miçangas, glitters, botões e quaisquer objetos de decoração que quiser.

Apostila de Moldes

Como fazer Moldes de Letras em EVA?

Fazer letras em EVA não é muito difícil, requer apenas muita atenção e precisão em todos os cortes. Por isso, é importante que você utilize uma tesoura correta, que não dê um aspecto de “papel roído”, quando cortar o EVA, ou irá atrapalhar o resultado final.

Escolha um molde de letra, amplie para o tamanho desejado e imprima-o. Recorte e desenhe a forma sobre a folha EVA. Após desenhar, recorte, respeitando as dimensões, cantos e curvas nas proporções corretas.

Além de recortar a folha do papel, recorte também o pedaço de tecido escolhido, de forma que ele fique exatamente igual à letra do papel. Recortadas as duas partes, una-as com uma cola especial com muito cuidado, de forma que não fiquem as marcas da cola na superfície e nem haja excesso. Uma dica para manter a superfície lisa é, na medida em que fica o tecido, passe uma régua para garantir que ele mantenha a superfície lisa, não dobre nem encolha.

Faça as finalizações aparando arestas que sobrarem ou quaisquer irregularidades. O maior charme de um patchwork está no seu acabamento, que deve ser perfeito. Caso deseje acrescentar algum acessório a mais, você pode colar sobre o tecido e dar mais graça ao seu trabalho.

Muitas pessoas, em escolas e festas, costumam pendurar elas como decoração. Você pode fazer um pequeno furo, na superfície ou mesmo colar na parte de trás um ímã, para colar em murais de metal e brincar de montar palavras com crianças.

Moldes de Números

 

Elas também podem ser usadas para decorar objetos, como porta-lápis, ímã de geladeira, chaveiros, blusas, bolsas, almofadas, toalhas, etc. É um item decorativo muito versátil e que pode ser utilizado de diversas formas.

À medida que for aprimorando suas habilidades, experimente novos moldes, desenhos, estampas e torne seus trabalhos muito mais divertidos!

Moldes Premium para Artesanato

Moldes de Letras
5 (100%) 7 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!