Quilting é uma técnica utilizada no artesanato e significa acolchoamento, ele é há milhares de anos juntamente com o Patchwork, parceiro no mundo do artesanato. A técnica exige precisão e capricho, o que valoriza muito os trabalhos por serem únicos e artesanais. Muitas vezes são utilizados tecidos e materiais importados, criando com isso um lindo trabalho totalmente artesanal.
Quilt à mão
Use linhas especiais para quiltar no tom do tecido ou em cores contrastantes.
Dê um nó na ponta da linha e passe-o pela primeira camada do tecido, ficando no centro do sanduíche.
Costure as 3 partes do trabalho, frente, manta e forro, com pontos de alinhavo pequenos, regulares, quiltando sempre do centro do trabalho para as bordas. Se quiser, faça alguns pontos de cada vez antes de puxar a linha. Há muitas pessoas que preferem sair com a agulha no avesso do trabalho e introduzir para cima novamente, fazendo um ponto de cada vez.
Para terminar, volte a agulha 4 ou 5 pontos e esconda a linha entre o forro e a manta do trabalho.
Quilt à maquina
Existem pés de máquina especiais que facilitam o trabalho. São dois modelos, importados, para o quilt reto: o Walking-Foot e para o quilt livre: o Big-Foot.
Você pode quiltar usando o pé normal de sua máquina, porém, esses dois vão facilitar o trabalho.
Quilt reto, o traçado pode seguir as linhas da costura, ficando a 0,5mm dela, fazendo varias linhas por todo o trabalho, sempre em linha reta.